A Escola EB1 do Espadanal pertencente ao Agrupamento de Escola Oliveira Júnior atualmente alberga 173 alunos.

Esta Escola ocupa um edifício centenário que apresenta algumas debilidades já reconhecidas por todos e que necessita de se reestruturar adaptando-se à realidade e às exigências dos dias atuais sem perda da sua identidade.

Uma delas é o seu espaço exterior que é visivelmente desprovido das melhores condições para as crianças usufruírem com liberdade, conforto e segurança.

Não existe nenhum espaço coberto onde possam praticar a atividade física e desportiva ou simplesmente conviverem nos dias de muita chuva e frio. Os espaços lúdicos no seu recreio são limitados e escassos para os alunos da escola. Todos sabemos que o recreio escolar é um espaço favorável para um bom desenvolvimento motor e social pois permite às crianças mostrar as suas emoções, trocar experiências, viver aventuras, conquistar a sua própria liberdade e interagir com os amigos.

Este projeto de intervenção passará pela execução das seguintes obras:

  1. Fecho do coberto para criação do único espaço tapado (abrigo) para convívio. Colocação de caixilharia e vidros na parede frontal do coberto, com a possibilidade de duas portas e gradeamento metálico na parte exterior para proteção do próprio vidro e das crianças
  2. Criação de um parede vertical em blocos de betão rebocados e pintados para contenção do vento e corrente de ar vindas de orientação poente, debaixo do coberto da biblioteca
  3. Criação de Mini campos de futebol e de basket
  4. Criação de área com jogos lúdicos/desportivos
  5. Melhoramento do Parque Infantil