Erasmus+ PT01-KA121-SCH-000141738

Objetivos

  • Proporcionar uma experiência de mobilidade internacional aos alunos do agrupamento

  • Promover a igualdade de oportunidades de acesso ao currículo de alunos beneficiários da Ação Social Escolar, pela participação numa mobilidade internacional

  • Proporcionar uma experiência de mobilidade internacional em contexto de projetos STEM

  • Proporcionar uma experiência de mobilidade internacional a Docentes do Agrupamento

  • Proporcionar uma experiência de mobilidade internacional a Pessoal Não Docente do Agrupamento

Critérios

Ficha de inscrição:

Mobilidade Finlândia e Espanha

No âmbito de mais um projeto  Erasmus+ dinamizado pelo agrupamento, 14 alunos vão participar numa mobilidade à Finlândia/Espanha entre os dias 29 de abril e 3 de maio, acompanhados por 3 docentes.
Esta experiência de mobilidade internacional contribuirá certamente para o desenvolvimento de competências e de novas aprendizagens nos participantes que, de outra forma, seriam difíceis de concretizar.
O Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior parabeniza os participantes, desejando a todos uma ótima mobilidade.

Projeto n.º 2022-KA122-VET-00007789

Ensino Profissional: Perspetivando o futuro profissional – uma visão europeia

No dia 30 de agosto de 2023, cerca de 20 alunos dos Cursos Profissionais do agrupamento iniciaram mais uma experiência formativa internacional, no âmbito do programa ERASMUS+, deslocando-se durante 30 dias para a Irlanda (Dublin) – 13 alunos – e Itália (Castiglione del Lago) – 10 alunos.

Trata-se de uma oportunidade única de desenvolvimento de competências pessoais e profissionais, que certamente contribuirá para uma melhor preparação para o futuro profissional que se avizinha.

Objetivos

Desenvolver competências transversais:

  • promover autonomia, responsabilidade, criatividade, flexibilidade
  • proporcionar a adaptação a novas situações e resolução de problemas
  • realizar tarefas específicas na área profissional do curso de formação frequentado
  • incentivar a aprendizagem de língua inglesa

Critérios

Mobilidade Itália – Castiglione del Lago: 30 agosto a 30 de setembro 2023

Mobilidade Irlanda – Dublin: 30 agosto a 30 de setembro 2023

Durante 30 dias, 10 alunos do Curso profissional de Técnico de Apoio Psicossocial participaram no programa Erasmus+ – mobilidade em Dublin, na Irlanda. Foi uma oportunidade única de conhecer uma nova cultura, desenvolveram o Inglês entre outras competências pessoais e profissionais essenciais para o futuro que se aproxima.

ERASMUS+ KA220 – Shoes (Choose) Your Life – A New Educational Approach to STEAM Job (2021-2023)

Objectives

The project expected contributes, linked with its objectives are mainly at 4 levels:

  • To reduce the school dropout by orienting the generation Z students to potential opportunities in STEAM-based jobs in Footwear sector and afterwards, in other sectors embracing i4.0

  • To develop innovative skills for employability and entrepreneurship in this generation Z according to their potential and ambitions

  • To develop the motivation for the embracing of STEAM-based jobs in parallel with the rejuvenation of the traditional industries, stimulating the youngsters through immersive experiences in the i4.0, and activate the attraction for the industry in Europe

  • To provide International interchange between teachers and students, acceleration a joint growth with Europe in backstage

  • To update teachers in the new digital education methodologies that can attract even more students to STEAM based qualifications, and afterwards to jobs in i4.0 industry

  • To disseminate different ways of teaching, based on hands-on activities combined with digital tool/practices such as virtual reality, promoting unforgettable immersive learning experiences for life

  • To accelerate the transference of tacit knowledge and skills in European industries from older workers to talented youngsters, perpetuating their heritage now supported by disruptive innovation

Website

Press

Numa parceria com o CTCP de S. João da Madeira e no âmbito do projeto Erasmus + Shoes (Choose) Your Life, 12 alunos do agrupamento realizaram em setembro e novembro de 2023 uma mobilidade de uma semana a Castiglione del Lago, Itália e a Craiova, Roménia.

Do programa fizeram parte diversas atividades educativas e culturais que serão certamente acrescentos inesquecíveis na formação pessoal e académica destes alunos.

Mobilidade Itália – Castiglione del Lago: 24 a 30 de setembro de 2023

Mobilidade Roménia – Craiova: 12 a 17 de novembro de 2023

Erasmus+ KA122 – THINKEDU (2021-23)

“Pensar e Repensar os Paradigmas da Educação”

Objetivos

  • Adquirir competências transversais, focando na capacitação digital, com práticas de trabalho colaborativo, no sentido de promover uma liderança pedagógica orientada para o sucesso educativo

  • Contribuir para o enriquecimento de competências pessoais e profissionais, de autoavaliação e autorregulação permanentes, promovendo a adaptabilidade e comunicação dos intervenientes

  • Fomentar redes e contactos internacionais para fortalecer um sentimento e cidadania europeia, desenvolvendo consciência de outras identidades e culturas

Seleção participantes

  • elementos da equipa dos projetos Erasmus+

  • coordenadores de estruturas intermédias

  • docentes pertencentes ao quadro da organização

  • capacidades comunicativas e de relacionamento

  • compromisso em replicar a formação

Imprensa

Mobilidade Creta: 19 a 24 março 2023

Mobilidade Erasmus+ em Creta: Course and Training – Europe between Mythology, Modernity and Multiculturalism.

A ação-inovação traz uma renovação das práticas educacionais e formativas com o objetivo de oferecer aos docentes participantes abordagens inovadoras e interdisciplinares que vinculem as aulas teóricas às atividades não formais, estimulando a participação e a criatividade nestes novos percursos didáticos.

Mobilidade Itália

A recente mobilidade de seis docentes do Agrupamento Oliveira Júnior, no mês de março, permitiu a promoção da cooperação com instituições de ensino italianas, no sentido de inovar e modernizar práticas pedagógicas, focadas nos projetos interdisciplinares e extracurriculares, na gestão da inclusão de alunos com necessidades especiais, bem como na integração do digital na prática letiva diária.

Erasmus+ KA102 – THINKFUTURE (2020-22)

Objetivos

O projeto pretende potencializar a integração dos alunos dos cursos profissionais, no mundo do trabalho, indo ao encontro das prioridades da Comunidade Europeia, como a diminuição do desemprego jovem, a aprendizagem de línguas e o intercâmbio cultural.

Seleção alunos

Imprensa

Mobilidade Irlanda

Alunos dos cursos profissionais de técnico de multimédia e técnico de análise laboratorial estão a realizar uma mobilidade de 30 dias (01/09/2021 a 01/10/2021) em Dublin. As suas capacidades técnicas e socioculturais estão a ser reforçadas com atividades diversificadas em empresas.

Mobilidade Itália

Alunos dos cursos profissionais de técnico de multimédia e técnico de análise laboratorial estão a realizar uma mobilidade de 30 dias (20/04/2022 a 21/05/2022) em  Castiglione del Lago. As suas capacidades técnicas, de apoio à comunidade e socioculturais estão a ser reforçadas com atividades diversificadas em empresas e instituições da região.

Mobilidade Irlanda

Alunos dos cursos profissionais de técnico de multimédia e técnico de análise laboratorial estão a realizar uma mobilidade de 30 dias (01/09/2022 a 01/10/2022) na Irlanda. As suas capacidades técnicas e socioculturais estão a ser reforçadas com atividades diversificadas em empresas.

Terminou mais um projeto Erasmus+ com a mobilidade de 9 alunos dos cursos profissionais, durante 30 dias na Irlanda.
O trabalho tem vindo a ser desenvolvido a pensar no futuro dos alunos, perspetivando por um lado, a motivação para as aprendizagens e por outro, abrindo os horizontes para o mercado global.

Erasmus+ KA229 – EUROMULTICO (2018-21)

Objetivos

Projeto “European Multilevel Cooperation”

O projeto tem como base a troca de boas práticas entre diferentes escolas, estando envolvidas cinco escolas, três na Bélgica, uma em Itália e o Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior.

O projeto tem como objetivos prioritários, melhorar a autonomia dos alunos e o pensamento criativo, aperfeiçoar as competências linguísticas, desenvolvendo parcerias duradouras, enriquecidas por todas as boas práticas que podem ser descobertas aquando das visitas às diferentes escolas parceiras.

Todos os parceiros dinamizam atividades no sentido de dar oportunidades inovadoras aos seus alunos no campo do empreendedorismo, da cidadania ativa, conhecendo as realidades dos países parceiros, os seus projetos locais e compartilhando as melhores práticas desenvolvidas localmente nos últimos anos, com o intuito de enriquecer a oferta educacional das escolas envolvidas no projeto.

Para mais informações acerca do projeto: https://euromultico.wordpress.com/project/

Mobilidade C1

Mobilidade C2