O grupo de português e a biblioteca escolar convidaram a comunidade educativa a participar na Semana Camoniana no contexto das celebrações do 500.º aniversário do nascimento de Luís de Camões, figura maior da literatura portuguesa. O evento, que decorreu entre nos dias 16 e 20 de dezembro, apresentou uma programação diversificada e envolvente, pensada para homenagear a vida e a obra do poeta.
Durante esta semana especial, o átrio principal foi decorado com uma exposição de desenhos que retratam o rosto de Camões. Paralelamente, nas aulas de Português, os alunos trabalharam na produção de pequenos textos coletivos que abordam o legado de Camões, promovendo e aprofundando o seu conhecimento sobre o poeta e a sua obra.
Clique aqui para folhear o livro dos textos produzidos.
No dia 18, um momento singular marcou o evento: dois alunos do TOJ, interpretando Luís de Camões, visitaram todas as salas de aula, a biblioteca e outros espaços da escola, partilhando uma breve mensagem alusiva ao 500.º aniversário do seu nascimento.
Outro ponto alto da Semana Camoniana foi uma coreografia musicada e interpretada ao vivo, inspirada num texto de Camões.
Para os amantes de desafios e de aprendizagem lúdica, foi também realizado um Peddy Paper com temática camoniana, estimulando os participantes a explorar de forma dinâmica e divertida a obra e a época do autor de Os Lusíadas.
A Semana Camoniana foi uma experiência rica que aliou cultura, criatividade e interação.
A Equipa da biblioteca