A minha vida

https://padlet.com/bibliotecaAEOJ/c1cyjphwa54zc4eu

O Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior divulga as narrativas gráficas produzidas pelos alunos do 2º ciclo, no âmbito do projeto “Narrativas Gráficas” e enviadas ao concurso “My Life in strips”.

O projeto visa promover e apoiar o desenvolvimento de histórias em banda desenhada entre os jovens, dando-lhes a oportunidade de criar novos trabalhos, recorrendo a outras formas de expressão e de os partilhar nas páginas web do projeto, assim como nos festivais de literatura. Nesse sentido, as docentes de EV-ET, tiveram um papel importante na motivação e orientação dos alunos, numa parceria com a Biblioteca Escolar e o Plano Cultural de Escola.

10 Minutos a Ler

Projeto da Oliveira Júnior apoiado!

O Plano Nacional de Leitura apoiou o projeto 10 Minutos a Ler do nosso agrupamento, com um valor de 1.000 euros para aquisição de novos livros, de géneros diversificados, destinado a reforçar o empréstimo e a circulação das obras, no agrupamento.

A ciência e a observação empírica têm mostrado amplamente o quanto o contacto com o livro e a prática regular da leitura são indispensáveis para o desenvolvimento do gosto de ler, a consolidação dos hábitos leitores e o aumento das competências de literacia. Quem lê, lerá sempre mais e melhor, e ficará mais bem preparado para a vida. É por isso que ler todos os dias é tão importante.

Para estimular a criação de uma rotina de leitura na família, nas creches, nos jardins de infância, nas escolas, na academia, no trabalho e no lazer, o Plano Nacional de Leitura (PNL2027) lançou o repto: Ler sempre. Em qualquer lugar.

É no âmbito deste repto que se enquadra o desafio dirigido às escolas para que instituam no seu quotidiano a atividade diária da leitura por prazer. Esta pode ter lugar a qualquer hora e em qualquer espaço e contexto escolar, formal ou não-formal: na sala de aula, na biblioteca, nos laboratórios, no refeitório, no ginásio, no pátio, … Não interessa onde se lê, mas que a todos seja dada a oportunidade de o fazer todos os dias, escolhendo para tal um texto da sua preferência.