J3D – O jornal do agrupamento

https://padlet.com/bibliotecaAEOJ/ysw9nhfrf1c388vc

O jornalismo escolar existe na escola desde 1985, mas foi a partir de 1990 que os alunos do Curso Complementar de Turismo-Jornalismo iniciaram, de  forma continuada, a edição do “Informe3”, apoiada nos projetos de Educação para os Media, do Instituto de Inovação Educacional (IIE) e “Público na Escola”, do jornal Público.

A partir de 1994, professores e alunos do Curso Tecnológico de Comunicação e Difusão lançaram o “Reticências”, que durou até 2001. Este projeto possibilitou a concretização de inúmeras aprendizagens teórico/práticas aos alunos daquele exigente curso profissional. O “Reticências” mereceu, na altura, vários “agradecimentos” e elogios por parte da Direção Regional da Educação e do IIE.

Em 2006, nasce o “J3D”,  coordenado pela Biblioteca e apoiado pela Direção, Departamentos Curriculares e Associação de Pais.  Desde essa data,  o jornal é editado ininterruptamente e resulta da colaboração de toda a comunidade educativa.

Com exeção do ano de 2020, devido à pandemia, o jornal foi distribuído desde então trimestralmente,  nos formatos impresso e digital, em www.aeoj.org .

Semana da Leitura

Este ano, as atividades da “Semana da Leitura” decorreram ao longo do mês de março, envolvendo toda a comunidade educativa de cada uma das nossas escolas, evidenciando que a Leitura continua a ser muito importante nas nossas vidas e fundamental para todas as aprendizagens.

Espadanal

https://www.youtube.com/watch?v=EcXH6an_mnY

Ribeiros

JI Ribeiros

JI Travessas

JI da Devesa

Miúdos a Votos

Os livros preferidos da Oliveira Júnior

Os alunos do agrupamento elegeram, de forma muito significativa, os livros “mais fixes”, no passado dia 23 de março. De entre dezenas de livros nomeados, foram selecionados 3 títulos para cada ciclo, comprovando que não há barreiras para a leitura e que alguns nos acompanharão para sempre.

O projeto Miúdos a Votos  exerce, comprovadamente, uma forte motivação para a leitura, enquadra-se na estratégia nacional de Educação para Cidadania , bem como noutras áreas prioritárias das aprendizagens essenciais como a leitura, a escrita e a  Educação para os Media.

Recentemente o Ministro da Educação recomendou que, dada a sua importância, a participação no projeto Miúdos a Votos também constasse no Diploma Escolar.

Miúdos a Votos

23 de março – Eleição dos livros preferidos

O projeto Miúdos a Votos  exerce, comprovadamente, uma forte motivação para a leitura, enquadra-se na estratégia nacional de Educação para Cidadania , bem como noutras áreas prioritárias das aprendizagens como o Português, a  Educação para os Media, entre outras…

Recentemente o Ministro da Educação recomendou que a participação no projeto Miúdos a Votos também devesse constar no Diploma Escolar.

Por tudo isso, participa! VOTA no próximo dia 23, na tua Biblioteca Escolar!

https://drive.google.com/file/d/1Z4jVpyCp2IFguwVzxyY_uIZtFKFcGY5k/view?usp=sharing

Poesia na Corda

Festival Literário de Poesia à Mesa

Escreve um poema e participa no Concurso  Poesia na Corda!

O Concurso POESIA NA CORDA é uma iniciativa conjunta da Biblioteca Municipal e da Associação de Jovens Ecos Urbanos de S. João da Madeira, no âmbito do Festival Literário POESIA À MESA e tem por objetivo incentivar o gosto pela poesia e pela escrita criativa.

Deixa o teu poema na Biblioteca! Participa!