Semana Camoniana: 500 Anos de Luís de Camões

O grupo de português e a biblioteca escolar convidaram a comunidade educativa a participar na Semana Camoniana no contexto das celebrações do 500.º aniversário do nascimento de Luís de Camões, figura maior da literatura portuguesa. O evento, que decorreu entre nos dias 16 e 20 de dezembro, apresentou uma programação diversificada e envolvente, pensada para homenagear a vida e a obra do poeta.

Durante esta semana especial, o átrio principal foi decorado com uma exposição de desenhos que retratam o rosto de Camões. Paralelamente, nas aulas de Português, os alunos trabalharam na produção de pequenos textos coletivos que abordam o legado de Camões, promovendo e aprofundando o seu conhecimento sobre o poeta e a sua obra.

Clique aqui para folhear o livro dos textos produzidos.

No dia 18, um momento singular marcou o evento: dois alunos do TOJ, interpretando Luís de Camões, visitaram todas as salas de aula, a biblioteca e outros espaços da escola, partilhando uma breve mensagem alusiva ao 500.º aniversário do seu nascimento.

Outro ponto alto da Semana Camoniana foi uma coreografia musicada e interpretada ao vivo, inspirada num texto de Camões.

Para os amantes de desafios e de aprendizagem lúdica, foi também realizado um Peddy Paper com temática camoniana, estimulando os participantes a explorar de forma dinâmica e divertida a obra e a época do autor de Os Lusíadas.

A Semana Camoniana foi uma experiência rica que aliou cultura, criatividade e interação.

A Equipa da biblioteca

História de Natal ganha vida: Alunos do 12º E do Clube de Leitura levam alegria aos mais pequenos

Nesta época de Natal, alguns alunos do 12º E, membros do Clube de Leitura da nossa biblioteca, prepararam uma surpresa para os alunos do 1º e 2º ano das escolas básicas do Espadanal e dos Ribeiros. Com muito entusiasmo e criatividade, os mais velhos criaram uma animação da história “Tudo o que preciso para o Natal”, trazendo magia e alegria para os mais pequenos.

A atividade, que decorreu nas bibliotecas das escolas do 1º ciclo, foi um sucesso absoluto. Os alunos do 12º ano, com o apoio da biblioteca, realizaram a adaptação de uma história de Natal, que prendeu a atenção dos mais novos, que acompanharam encantados cada cena.

O evento promoveu não só a interação entre as diferentes faixas etárias, mas também estimulou a imaginação e o gosto pela leitura nos mais novos, que demonstraram um muito entusiasmo pela atividade. Todos os envolvidos adoraram a experiência, que foi marcada por sorrisos e momentos de partilha.

A biblioteca agradece a participação de todos os alunos e convida-os a continuar a explorar o maravilhoso mundo da leitura e da criatividade.

Que esta atividade tenha trazido um pouco da magia do Natal para todos!

A equipa da biblioteca

Super Saúde Kids – Promover comportamentos saudáveis com as bibliotecas escolares

No decurso de mais um ano letivo, pretendemos continuar a proporcionar às crianças do 1º e do 3º, dinâmicas promotoras de aprendizagens sobre saúde oral e comportamentos saudáveis. 

Numa parceria entre os professores bibliotecários, as educadoras de infância, os professores de 1.º Ciclo e a enfermeira da UCC, foram realizadas sessões de sensibilização, sobre a importância da higiene oral e de uma alimentação saudável.

Nas sessões de sensibilização, houve leitura animada da história “Até os monstros lavam os dentes” e a seguir a enfermeira Vera fez a sensibilização das crianças para a importância de uma boa escovagem na luta contra as cáries. 

A equipa da biblioteca

Miúdos a votos – Edição de 2024-2025

Já são conhecidos os livros a votos da 9ª edição de “Miúdos a Votos!”

Este ano, o projeto mobilizou um total de 38.446 alunos na etapa de nomeação dos seus livros favoritos. A distribuição por ciclos de ensino revela o alcance abrangente da iniciativa:

  • 1.º Ciclo: 13.539 participantes
  • 2.º Ciclo: 11.685 participantes
  • 3.º Ciclo: 10.368 participantes
  • Ensino Secundário: 2.854 participantes

Já foram selecionados os títulos que irão a votos, após um processo rigoroso de apuramento, da responsabilidade da Pordata, que assegura a transparência e o rigor do processo de votação. 

No 1º, 2º e 3º ciclos foram selecionados os 20 livros mais votados.

No ensino secundário, como as propostas foram em menor número, integram a lista os 10 livros com mais nomeações.

Próximas Etapas

A Campanha Eleitoral vai decorrer de 20 de janeiro a 10 de março de 2025 e os apoiantes de cada livro terão a oportunidade de promover os seus favoritos.

O Dia da Eleição está agendado para o dia 12 de março de 2025. Este será o momento decisivo em que os jovens leitores escolherão os grandes vencedores.

A equipa da biblioteca

FLU – Histórias do Oriente por Inácia Cruz

Outubro foi o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, pretexto para a realização da Feira do Livro Usado da Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo, em S. João da Madeira.

Do dia 21 ao dia 28 de outubro, esta iniciativa proporcionou o acesso a publicações que já não são novas – mas em bom estado de conservação – que foram oferecidas pelas escolas do concelho.

Durante esta iniciativa, os alunos das escolas do 1º ciclo dos Ribeiros e Espadanal efetuaram trocas e adquiriram livros a um baixo custo.

No dia 28, dia do encerramento, a maravilhosa Inácia Cruz contou Histórias do Oriente, um teatro interativo, para turmas das diferentes escolas do 1º CEB do concelho. Foi uma animação para as duas turmas de 3.ºano da EB1 dos Ribeiros. 

A equipa da biblioteca

MIBE – À descoberta da biblioteca

Inserida no MIBE – Mês Internacional da Biblioteca Escolar e com o objetivo de construir soluções perspetivadas na inclusão, diversidade e liberdade, procurando melhorar o funcionamento e utilização da Biblioteca Escolar (BE) e proporcionando aos utilizadores as competências e as ferramentas necessárias para a sua autonomia na utilização da informação, os professores bibliotecários Maria Albina Valente e Adelino Sousa promoveram durante o mês de outubro – Mês Internacional das Bibliotecas Escolares – sessões de (in)formação, envolvendo alunos do 1 ciclo e do 5º ano.

Os alunos tomaram conhecimento das áreas funcionais da BE, dos serviços ao seu dispor, dos tipos de documentos existentes, das regras de organização e funcionamento e do modo como os documentos estão organizados e como podemos consultá-los, finalizando com um périplo digital pelo blogue da Biblioteca e pelo catálogo OPAC, indicando que através destes canais, podem ser consultados online o Catálogo Digital, páginas de Apoio à Leitura, ao Estudo entre outras áreas, Bibliotecas Digitais, Guias de Apoio no âmbito das diferentes literacias, Novidades e dezenas de Recursos de Apoio aos currículos. Houve também uma sessão de leitura animada onde os alunos ouviram a história d’ “O Morcego Bibliotecário” (alunos da escola sede) e d’”A menina que não gostava de livros” (escolas do 1º ciclo) contada pelos professores bibliotecários.

O feedback dos alunos foi muito positivo.

A equipa da biblioteca

Semana da alimentação

Mais uma vez, a equipa da Biblioteca Escolar abraçou a iniciativa de comemorar o “Dia Mundial da Alimentação”, em articulação com o PES – Projeto de Promoção e Educação para a Saúde, de 14 a 18 de outubro. Dada a importância desta temática, os alunos do 1º ciclo puderam jogar ao “Quantos Queres”, em que tinham que responder a questões relacionadas com a história animada “Flor e os Alimentos Saudáveis”. Os alunos exploraram igualmente a Roda dos Alimentos.

A equipa da biblioteca

Receção aos Alunos

A Biblioteca deu as Boas Vindas às turmas do 1º, 5º, 7º e 10º ano de escolaridade que, acompanhadas pelo seu Diretor de Turma, pelo Professor Titular de Turma e pelos Pais/Encarregados de Educação(1º ciclo) fizeram uma visita à Biblioteca Escolar.

     A Biblioteca preparou a receção apresentando os diversos espaços da Biblioteca e referindo as suas funções e principais regras a adotar. Nas escola básicas do Espadanal e dos Ribeiros, os professores bibliotecários dinamizaram uma hora do conto.

A professora bibiotecária

Feira do Livro S. João da Madeira

Com uma programação diversificada e orientada para todos os públicos, a feira var ter lugar na Praça Luís Ribeiro nos dias 5, 6 e 7 de julho. É uma oportunidade para explorar um vasto mundo de literatura, oficinas e atividades culturais, contando com a presença de 29 os convidados, entre ilustradores, escritores, contadores de histórias e moderadores de mesas.

Destaca-se a participação especial da Bienal de Ilustração da Junta de Freguesia de S. João da Madeira que dinamiza um espaço na Feira com uma mostra e venda de ilustrações e livros ilustrados em parceria com a UPA editora. 

O evento contará também com a participação do grupo de teatro TOJ com uma intervenção de animação de rua intitulada “Escritores e textos na Praça”.

A equipa da Biblioteca

Mão Hábil na Escrita

Após uma segunda sessão desta atividade, que decorreu em janeiro, a 3ª sessão foi desenvolvida em sala de aula e alguns alunos responderam à chamada do professor Nilton Esteves: fazer uma iluminura com a primeira letra de um provérbio à sua escolha.

Foram estes os trabalhos recebidos dos alunos, que nos autorizaram a publicação neste site da Biblioteca Escolar.

Trabalho da aluna Esther Santana do 5ºE.

Os trabalhos de outros alunos:

A equipa da biblioteca