
Recordar as vítimas do Holocausto

A Biblioteca do Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior (AEOJ) teve a funcionar dois Clubes de Leitura este ano, com alunos do 2º ciclo. Constituindo-se como espaços de socialização da leitura, de prazer e de afetos, os CLEs fortalecem a relação de proximidade com os livros, nas comunidades de leitores que se vão criando em meio escolar.
A socialização da leitura, a partilha e a apropriação dos textos, suscitadas pelos livros, associadas à descoberta de novos autores e mundos distantes, são áreas trabalhadas nos CLEs que, em muito, podem contribuir para o desenvolvimento da leitura dos jovens em idade escolar. A experiência demonstra que a melhor forma de incentivarmos a leitura é continuarmos a criar novas oportunidades nas escolas, como os CLEs e “10 minutos a Ler” que consolidam o hábito e o gosto de ler.
Parabéns Plano Nacional de Leitura
https://padlet.com/bibliotecaAEOJ/ysw9nhfrf1c388vc
O jornalismo escolar existe na escola desde 1985, mas foi a partir de 1990 que os alunos do Curso Complementar de Turismo-Jornalismo iniciaram, de forma continuada, a edição do “Informe3”, apoiada nos projetos de Educação para os Media, do Instituto de Inovação Educacional (IIE) e “Público na Escola”, do jornal Público.
A partir de 1994, professores e alunos do Curso Tecnológico de Comunicação e Difusão lançaram o “Reticências”, que durou até 2001. Este projeto possibilitou a concretização de inúmeras aprendizagens teórico/práticas aos alunos daquele exigente curso profissional. O “Reticências” mereceu, na altura, vários “agradecimentos” e elogios por parte da Direção Regional da Educação e do IIE.
Em 2006, nasce o “J3D”, coordenado pela Biblioteca e apoiado pela Direção, Departamentos Curriculares e Associação de Pais. Desde essa data, o jornal é editado ininterruptamente e resulta da colaboração de toda a comunidade educativa.
Com exeção do ano de 2020, devido à pandemia, o jornal foi distribuído desde então trimestralmente, nos formatos impresso e digital, em www.aeoj.org .
Este ano, as atividades da “Semana da Leitura” decorreram ao longo do mês de março, envolvendo toda a comunidade educativa de cada uma das nossas escolas, evidenciando que a Leitura continua a ser muito importante nas nossas vidas e fundamental para todas as aprendizagens.
Espadanal
https://www.youtube.com/watch?v=EcXH6an_mnY
Ribeiros
JI Ribeiros
JI Travessas
JI da Devesa
Os livros preferidos da Oliveira Júnior
Os alunos do agrupamento elegeram, de forma muito significativa, os livros “mais fixes”, no passado dia 23 de março. De entre dezenas de livros nomeados, foram selecionados 3 títulos para cada ciclo, comprovando que não há barreiras para a leitura e que alguns nos acompanharão para sempre.
O projeto Miúdos a Votos exerce, comprovadamente, uma forte motivação para a leitura, enquadra-se na estratégia nacional de Educação para Cidadania , bem como noutras áreas prioritárias das aprendizagens essenciais como a leitura, a escrita e a Educação para os Media.
Recentemente o Ministro da Educação recomendou que, dada a sua importância, a participação no projeto Miúdos a Votos também constasse no Diploma Escolar.
No mês da Leitura, a Biblioteca promoveu oficinas de Marcadores de Livros, direcionada para o 2º ciclo.