No dia 3 de dezembro celebra-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Pretende-se promover os direitos e o bem estar das pessoas com deficiência ou incapacidades e a sua participação ativa em sociedade. Com base nesta premissa, o grupo de educação especial em cooperação com a coordenadora da estratégia de educação para a cidadania da escola e com a biblioteca escolar propuseram aos alunos, diferentes tarefas que os levassem a experienciar como é ser diferente. Assim, a atividade intitulou-se “No sapato do outro”.
Os alunos do 7.º ano tentaram desenhar as ideias principais de uma pequena história ouvida, descobrir através do tato figuras representadas com relevo, fazer um percurso a pé com os sapatos trocados e um percurso com obstáculos com os olhos vendados. Por fim, tiveram que tentar captar informação oral num ambiente repleto de estímulos multissensoriais.
Pelas reações e comentários, foram sem dúvida experiências divertidas e muito enriquecedoras que, de forma descontraída, abordaram assuntos que continuam na ordem do dia!