Eco-escolas

 

Programa Eco-Escolas

 

Plano de ação

 

Regimento

Atividades e projetos

Ano letivo 2022-2023

Ano letivo 2021-2022

Durante o verão no charco da escola proliferaram os “limos”, que são algas filamentosas muito comuns em charcos. Estas algas, podem surgir em períodos de chuva ou em temporadas de calor extremo. Os limos poderão ter sido transportados para o charco da escola, através de ventos ou pelas patas das aves. Para manter o charco de “boa saúde”, foi necessária a retirada destes limos, que foi efetuada pelas alunas do curso profissional Técnico de Análise Laboratorial, orientadas pela professora Rosabela Ramos.

Atividades desenvolvidas no âmbito do ambiente

Ano letivo 2020-2021

Candidatura ao galardão – Escola Básica e Secundária Oliveira Júnior

 Eco Código 2020-2021

 Eco Código 2019-2020

Instalação Eco Escolas – Consciencialização Ambiental

Entrega do galardão Eco escolas

A nossa escola participou na atividade da entrega do galardão Eco Escolas, no dia 4 de outubro de 2018.

A atividade decorreu em Pombal, onde se reuniram as escolas que participaram no projeto e viram reconhecido o seu empenho com a entrega da “Bandeira Verde 2017-2018”. Participámos com uma delegação de seis elementos da turma do 9ºB, que passaram um dia diferente, divertido e enriquecedor!

O projeto Eco-Escolas agradece a colaboração da Câmara Municipal, na cedência do transporte e da Direção da nossa Escola, que proporcionou um belo lanche e almoço aos nossos alunos que participaram nesta atividade.

Sorteio Global Action Days durante Dia das Bandeiras Verdes

O Global Action Days é um desafio dirigido às escolas com o objetivo de mostrar o trabalho que é desenvolvido em prol do ambiente pelas Eco-Escolas e JRA em todo o mundo.

No Dia das Bandeiras Verdes, 4 de outubro, em Pombal foram sorteados 4 vouchers de estabelecimentos Green Key, entre os professores Eco-Escolas. A Escola Básica e Secundária Oliveira Júnior foi presenteada com um voucher Real Abadia Congress & Spa Hotel.

Semana da Mobilidade

A nossa Escola participou na atividade de distribuição de flyers sobre Eco-condução, integrada na “semana da mobilidade”, promovida pela C.M. de São João da Madeira.

A atividade decorreu na rua em frente à nossa Escola, na companhia das autoridades da PSP e de representantes da Câmara Municipal, no dia 27/09/2018, sensivelmente entre as 8:10 e as 8:40 e entre as 13:10 e as 13:40. Estivemos na rua com os meninos do 5º ano que distribuíram folhetos aos condutores, com conselhos para uma condução mais segura e amiga do ambiente.

O projeto Eco escolas agradece a colaboração da PSP e da Câmara Municipal nesta ação.

2017-2018

Dia Eco-Escolas

8 B – Mãos à horta – Depois de plantar há que cuidar com amor para colhermos os frutos!!!

Preparação da floresta biológica e colocação de plantas aromáticas.

Foi constituído o Conselho Eco-escolas e aprovado o plano de Ação para 2017-2018, no âmbito da nossa continuação no Projeto Eco-Escolas.

No dia 10 de novembro – Dia do Agrupamento -, foi hasteada a bandeira Eco-Escolas, reconhecimento do trabalho realizado no ano letivo anterior e aberto um novo espaço, bastante agradável, junto ao Bar e Reprografia, com mesas e bancos reciclados adquiridos com o apoio da Associação de Pais.

A nossa Escola participou na “Rota das Florestas”, iniciativa promovida pela C.M., que pretende promover a sensibilização para a preservação das nossas florestas e o seu repovoamento, em função da imensa área ardida neste ano, percorrendo algumas escolas de São João, apoiando os meninos mais novos a semear árvores. Cada aluno da nossa Escola irá também semear um cipreste do Buçaco para, na Primavera, oferecermos às áreas mais desflorestadas, em função da tragédia dos incêncios ocorrida este ano.

Foram já adquiridas e plantadas algumas árvores autóctones, na nossa escola, também no sentido de melhorarmos os nossos espaços com árvores tipicamente portuguesas e de utilidade como castanheiros, nogueiras e romãzeiras.

Está já em execução a reabilitação do espaço junto à Biblioteca, no sentido de melhorarmos e abrirmos mais espaços agradáveis aos nossos alunos.

2016-2017

Auditoria