Matrículas 2020-21

Cursos do Ensino Artístico Especializado

Audicoes Ginasiano

Audições Online – São João da Madeira

Ginasiano Escola de Dança

Ensino Artístico Especializado de Dança

Ano letivo 2020/21

Estão abertas as inscrições para as Audições de entrada no Ensino Artístico Especializado de Dança do Ginasiano Escola de Dança, tendo como destinatários os alunos que no ano letivo 2020-2021 frequentem o 2º, 3º Ciclo e Secundário.
A inscrição será feita através de formulário disponível em ginasiano.pt/audicoes e as audições vão realizar-se através de vídeos enviados pelos candidatos.

O Ginasiano tem como missão promover a educação artística garantindo excelência da sua formação, tanto ao nível técnico-artístico como ao nível académico. Estabelece pontes com o mundo profissional e com a comunidade em que se insere, com o objetivo de consolidar o desenvolvimento individual de cada um dos seus alunos e constitui-se como polo de cidadania empenhada no seu projeto educativo.

Os cursos de dança do ensino artístico especializado ministrados no Ginasiano Escola de Dança, são financiados pelo Ministério de Educação, através de contrato patrocínio.

30 de maio / São João da Madeira (2º e 3º Ciclo)
Centro de Educação Integral

Inscreve-te em www.ginasiano.pt/audicoes
Mais informação em audicoes@ginasiano.pt

https://vimeo.com/ginasiano

SOBRE A OFERTA EDUCATIVA
O que é o Curso de Ensino Artístico Especializado de Dança em Regime Articulado?

Os cursos de ensino artístico especializado de dança funcionam em regime articulado com os cursos regulares do Ensino Básico do 2º e 3º Ciclo e Secundário. Têm como finalidade proporcionar aos alunos os conhecimentos técnicos, expressivos e artísticos necessários ao futuro bailarino ou à formação posterior neste ou noutros ramos das artes do espetáculo. Procura através do desenvolvimento da sensibilidade, contribuir para a formação global do aluno como ser humano e encaminhá-lo para uma futura profissão artística. A formação orienta-se para um progressivo aperfeiçoamento corporal, técnico e expressivo e convida o jovem a desenvolver disciplina, envolvimento, autonomia, responsabilidade e capacidade de trabalho em equipa. Ao bailarino profissional atual, é solicitado um excelente nível técnico artístico, assim como uma capacidade de versatilidade estilística, sólida cultura geral, e competências individuais de gestão profissional. Para além das capacidades e habilidades técnico-expressivas que compreendam a evolução estilística e artística da dança, é fundamental que o atual bailarino tenha uma sensibilidade estética apurada, saiba comunicar com outros artistas e técnicos do mundo do espetáculo, que conheça cientificamente o seu corpo e como este funciona. Esta é a base e linha orientadora para a construção do bailarino no GED, intensificando-se ao longo do curso (do 5º ao 12º ano).

Conservatório de Dança do Norte

Ensino Artístico Especializado de Dança

Ano letivo 2020/21

Caros Encarregados de Educação,

Num cenário onde receios e incertezas habitam, há algo que nos continua a mover, a oferecer motivação a cada dia para continuar, esse algo é a nossa missão, a missão de contribuir para a educação das crianças e, com elas, construir um “novo amanhã”.

Todos sairemos diferentes desta experiência e as crianças não serão exceção.
Hoje, mais do que nunca, estamos a ser chamados a elevar as nossas capacidades, porém, acredito que será na superação de dificuldades que encontraremos certamente uma força interna para traçar um novo caminho.

Por nós e pelas crianças, temos que continuar. E continuar significa também sonhar, significa   alimentar o que nos move e apaixona.

As artes serão sem dúvida um aliado de excelência em todo este processo e que benção podermos continuar a contar com o Ensino Artístico para acompanhar as nossas crianças.

Enquanto diretora do CDN – Conservatório de Dança do Norte, uma escola com já 20 anos de experiência, localizada em São João da Madeira na Oliva Creative Factory, venho convidar o vosso educando a participar numa aula experimental de dança (via remota) com vista a aferir relativamente ao seu interesse em ingressar no Ensino Articulado da Dança no próximo ano letivo.

Nesta fase, tudo o que vos posso assegurar, é que, independentemente do cenário que nos espere em setembro, eu e a equipa CDN faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para acompanhar os novos bailarinos/vossos filhos com toda a nossa dedicação, profissionalismo, respeito e, acima de tudo, Amor.

A equipa CDN está muito entusiasmada por acolher os vossos pequenos artistas e oferecer-vos uma formação que se sustenta no trabalho de excelência, na experiência dos nossos professores, na dedicação aos nossos alunos e, acima de tudo, na vontade de proporcionar às crianças uma educação integral e artística, que as faça crescer com respeito e estima pela pessoa que são. 💓

Convidamo-vos a consultar o nosso flyer, que contém a informação detalhada acerca do Ensino Artístico no CDN.

As inscrições para Ensino Articulado da Dança para o próximo ano letivo encontram-se, de momento, abertas, pelo que todos os alunos interessados deverão contactar-nos o mais brevemente possível para agendarem uma aula experimental.

Poderão contactar-nos através de:

Esperamos, com muito entusiasmo, os vossos pequenos bailarinos 🙏

Saudações de esperança,
Ana Luísa Mendonça
(Direção)

Academia de Música de S. João da Madeira

Curso básico de música / Curso secundário de música

Ano letivo 2020/21

O Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior e a Academia de Música de São João da Madeira promovem o Regime de Ensino Articulado na área da Música. Esta modalidade de ensino resulta de uma articulação entre a escola do ensino regular e a escola do ensino artístico especializado e visa criar condições para que as Artes, em particular a Música, possa integrar a formação dos alunos de forma mais aprofundada e, assim, torná-la mais completa e rica. A articulação entre ambas as escolas acontece ao nível dos horários e avaliações, contemplando o desenvolvimento de 3 disciplinas: Formação Musical (3 blocos semanais), Instrumento (1 bloco semanal) e Classe de Conjunto (2 blocos semanais). Esta formação é totalmente GRATUITA (apenas sujeita a uma taxa de matrícula), sendo o seu custo suportado pelo Ministério da Educação ao abrigo do Contrato de Patrocínio que detém com a Escola de Música de Esposende.

O desenvolvimento desta formação artística mais aprofundada, é extremamente importante e incentivamos todos os alunos do 4º ano que vão ingressar no 5º ano de escolaridade a inscreverem-se. Para isso deverão aceder aqui para inscrição online. Para mais informações poderão aceder ao sítio da Academia de Música de São João da Madeira em amsjm.pt.

Curso Básico de Música em Regime de Ensino Articulado

O que é?

O Curso Básico de Música em regime articulado é um curso oficial subsidiado pelo Ministério da Educação através do Contrato de Patrocínio, tendo por base legal a Portaria n.º 223-A/2018 de 3 de agosto.

A componente de formação artística especializada do currículo deste curso é composta por três disciplinas: Instrumento, Formação Musical e Classe de Conjunto, respetivamente com as cargas horárias de 45’, 135’ e 90’ minutos.

O regime de ensino articulado tem a particularidade de funcionar em articulação com o ensino regular e visa uma aprendizagem musical mais aprofundada.

Em São João da Madeira, a Academia de Música tem protocolo de articulação com os seguintes parceiros:

  •  Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite
  • Agrupamento de Escolas João da Silva Correia
  • Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior

Quais os procedimentos de acesso?

Para efetuar a inscrição neste curso, os candidatos deverão preencher esta ficha de inscrição online.  até ao próximo dia 5 de junho.

Todos os inscritos serão chamados para realizar uma prova de acesso que tem como objetivo analisar a aptidão musical dos candidatos, não sendo necessário uma formação musical prévia.

O conteúdo e as regras desta prova serão definidos oportunamente, de acordo com as condições de saúde pública que estamos a viver.

Porque é necessário fazer uma prova?

A Academia de Música de São João da Madeira realiza esta prova, em primeiro lugar, porque as vagas disponíveis são muito limitadas. Por outro lado, o desenvolvimento de uma prova coloca todos os candidatos em pé de igualdade numa lógica de livre acesso para todos os interessados e de transparência dos resultados. As provas permitem também fazer uma primeira análise das aptidões musicais dos alunos e assim definirem-se estratégias pedagógicas a desenvolver no ano letivo 2020/2021.

Quanto custa?

A frequência do Curso Básico de Música em regime articulado é gratuita. Este curso é subsidiado pelo Ministério da Educação através do Contrato de Patrocínio.

Taxa de matrícula – 60€

De acordo com o art. 42º do Regulamento Interno inclui: taxa para atividades extracurriculares, um caderno e lápis para Formação Musical, fotocópias para todas as disciplinas e entradas livres em todas as audições de classe e concertos realizados no Auditório Marília Rocha (Academia de Musica), tendo em conta a capacidade do mesmo.

É necessário já saber música para frequentar este ensino?

Não. O Regime de Ensino Articulado é um curso disponível para todos e o acesso ao curso faz-se com todos os candidatos em pé de igualdade.

É necessário já saber tocar um instrumento?

Não. Todos os candidatos, independentemente de já saberem ou não tocar um instrumento musical, estão em pé de igualdade no seu acesso. Também no desenvolvimento do curso, o não conhecimento prévio da música, não é condicionante para a melhor obtenção de sucesso.

É necessário ter o próprio instrumento?

Ter um instrumento musical é fundamental para o desenvolvimento quer das aulas, quer do estudo individual em casa. Existindo na Academia instrumentos disponíveis, os mesmo poderão ser alugados pelos Encarregados de Educação.

Porque é necessário nomear 3 instrumentos na ficha de inscrição?

É objetivo da escola que todos os alunos aprendam o instrumento pelo qual têm maior predileção. No entanto, dadas as vagas muito limitadas em determinados instrumentos, é necessário ter alguns critérios que apoiem a distribuição final do instrumento a aprender por cada aluno. Uma nota importante para destacar que a aprendizagem musical é extremamente importante, independentemente do instrumento que se aprende. Mais importante do que “aquele” instrumento é que os alunos aprendam um em conjunto com as outras disciplinas do currículo.

Os alunos que já aprendem um instrumento continuam no mesmo instrumento?

Os alunos que já aprendem determinado instrumento, na Academia de Música ou em escolas oficias (semelhantes à Academia), em princípio, continuam com o mesmo instrumento. Em circunstâncias normais, é do interesse de todos que seja dada continuidade à aprendizagem do instrumento que já aprendem. No entanto, pode haver razões excecionais para isso não ser possível, por exemplo, limitação de vagas. Daí ser necessário o levantamento de outras possíveis escolhas, caso se verifique uma situação de absoluta excecionalidade.