Atividades em Notícia

———– 2019-20 ———–

Alunos das turmas do 12ºI, J e N desenvolveram múltiplas atividades com os meninos(as) do JI-Devesa
No âmbito dos conteúdos da disciplina de Área de Integração, no dia 30 de outubro e nos dias 6 e 13 de novembro, os alunos das turmas I, J e N do 12º Ano do ensino profissional desenvolveram diversas atividades, planeadas antecipadamente, com os meninos do Jardim infantil da Devesa. Aqui ficam alguns momentos em que simultaneamente miúdos e graúdos se divertiram e aprenderam.

———– 2018-19 ———–

Projeto “European Multilevel Cooperation” – ERASMUS+
O projeto EUROMULTICO integra quatro mo-bilidades transnacionais, sendo que a primeira decorreu entre os dias 5 e 12 de maio de 2019, com a organização do Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior, integrando 12 alunos e 3 professores da Bélgica, 10 alunos e 3 professores de Itália, bem como, diversos alunos e professores do Agrupamento.

O projeto tem como base a troca de boas práticas entre diferentes escolas, estando envolvidas cinco escolas, Institut Notre Dame Fondamental, Asbl Mutien Marie e Institut Notre-Dame da Bélgica, Istituto Omnicomprensivo Rosselli Rasetti da Itália e o Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior.

Dia Mundial da Leitura e dos Direitos de Autor
O Dia Mundial do Livro foi assinalado na Oliveira Júnior com o escritor Francisco Moita Flores, autor do livro “As aventuras de Maresia do Mar”, que foi selecionado para o 2º ciclo no âmbito do Concurso Nacional de Leitura – 1ª fase.
Viva o livro e a Leitura, viva!!!
Assembleia Municipal Jovem
A aluna Mariana Coelho do 11º F vai apresentar no próximo dia 29 de abril pelas 21h15 à Assembleia Municipal de S. João da Madeira as conclusões dos trabalhos da 2ª sessão da Assembleia Municipal Jovem.
Esta aluna foi eleita representante de todos os alunos dos Agrupamentos de S. João da Madeira na Assembleia Municipal Jovem.
Concurso de Cartazes do 25 de Abril: 2019
O vencedor do Concurso de Cartazes do 25 de abril dirigido aos alunos das escolas de S. João da Madeira e inserido nas celebrações da Revolução dos Cravos promovidas pela Assembleia Municipal sanjoanense foi o Filipe Alves da Escola Oliveira Júnior na categoria de ensino do secundário.
Poesia na Corda 2019
Lista de premiados do Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior:
  • Martim Paiva, EB Espadanal
  • Marco Florindo, EB Espadanal
  • Beatriz Gomes, EB Espadanal
  • Diogo Soares, Sara Reis, Joana Correia, Francisco Moreira, Francisco Ovelhas, Rui Bastos, Bruna Silva, Rodrigo Coutinho, Escola Básica e Secundária Oliveira Júnior
  • Solange Ferreira, Mariana Silva, Mariana Bastos, Escola Básica e Secundária Oliveira Júnior
Semana da Terra no Espadanal
Visita da ACAIS à Escola do Espadanal
A ACAIS visitou a Escola do Espadanal.
Visita de estudo dos 8.º anos
No dia 22 e março de 2019, os 8º anos realizaram uma visita de estudo, no âmbito das disciplinas de Físico-Químicas e Ciências Naturais, à Casa da Música, no Porto e ao Parque Biológico de Gaia, respetivamente. Na parte da manhã puderam conhecer o interior da Casa da Música onde perceberam que a sua forma permite uma melhor propagação do som e o seu enquadramento na arquitetura da Cidade do Porto. Após um animado piquenique no parque de merendas do Monte da Virgem com uma fabulosa paisagem sobre o rio Douro, o grupo seguiu para o Parque Biológico de Gaia, onde puderam disfrutar da natureza, a biodiversidade e contatar com os seres vivos interagindo com o ecossistema.
As docentes: Lídia Godinho e Mª Luís Sá
O universo de Einstein – Buracos negros e ondas gravitacionais – Carlos Herdeiro
A palestra do professor Carlos Herdeiro foi brilhante na apresentação de informação relativa a conceitos basilares da teoria da relatividade geral de Einstein. O muito saber do professor e a sua imensa vontade de ensinar levou-o a fazer uma exposição com explicações, esquemas, fotografias, simulações visuais e acústicas que conseguiram o silêncio do vasto público.
Sem dúvida, que todo este processo se revelou uma forma desafiadora de viajar no universo da astrofísica, da leitura e da escrita.
Miúdos a Votos
“Não abras este livro”, “A viúva e o papagaio” e o “Diário de Anne Frank” são os eleitos, para o 1º, 2º , 3º ciclos e secundário, respetivamente.
Depois de uma campanha intensa, as Escolas Oliveira Júnior elegeram, no passado dia 15, os livros preferidos dos alunos do 1º ciclo ao Secundário.
No total, 450 alunos do agrupamento mobilizaram-se para concretizar pela 3ª vez este projeto promovido pela Visão Júnior, em parceria com a Comissão Nacional de Eleições e a Rede de Bibliotecas Escolares. As bibliotecas dinamizaram o projeto nas suas escolas, com a colaboração dos docentes titulares e de Português, que colaboraram na missão de formar jovens mais conscientes e conhecedores do valor determinante do voto num ato eleitoral.
Embora com o avançar da escolaridade o interesse pela iniciativa tenha diminuído – 100% de votantes no 1º ciclo; 53% no 2º ; 27% no 3º e 20% no ensino secundário. No entanto, vale sempre a pena investir na democracia.
Visita à Oliva Creative Factory
Visita à Oliva Creative Factory pelos alunos do 11º ano do curso profissional de multimédia
O Regicídio – um crime mais que perfeito
Palestra com o Dr. Ramalho de Almeida sobre o regicídio do rei D.Carlos, ocorrido a 1 de fevereiro de 1908.
Dia dos Afetos
Trabalhos realizados pelos alunos.
Shrove Tuesday
No dia 7 de março, os alunos de 3.º e 4.º ano tomaram conhecimento da festividade britânica “Shrove Tuesday”. Um dos eventos associados a esta terça-feira de Carnaval é a corrida de panquecas “Pancake Race”.
Para além de um pouco mais sobre a cultura britânica, os alunos divertiram-se e ainda puderam saborear uma deliciosa panqueca na aula de Inglês, com a prof.ª Marta Pinho.
Os alunos das turmas do 11º I, J e N visitaram a Molaflex Colchões, S. A.
Visando a aproximação à realidade do trabalho e ao conhecimento de espaços concretos de produção industrial de S. João da Madeira, os alunos das turmas I, J e N do 11º Ano visitaram a Molaflex Colchões, S.A.
Empresa pioneira no fabrico de colchões de molas em Portugal com produtos à venda em vários países. Durante o percurso realizado os alunos inteiraram-se da história da empresa, bem como das várias fases do processo produtivo dos colchões, desde a entrada das matérias-primas passando pela produção das molas até ao escoamento do produto para o mercado.
Foi uma atividade enriquecedora para todos participantes.

Visita a Lisboa
No dia 18 de dezembro os alunos do 11º Ano dos cursos profissionais foram em visita de estudo a Lisboa. De manhã visitaram o palácio de S. Bento, onde funciona o parlamento da República. Da parte da tarde visitaram o Palácio Nacional da Ajuda.

Dia da filosofia
Com uma exposição de trabalhos subordinada ao tema “Recriar-te – pensar, ser, agir”, os alunos do ensino secundário da Escola Oliveira Júnior comemoraram no dia 15 de novembro o Dia Mundial da Filosofia.

Campanha “Meia no pé para Calais”

———– 2017-18 ———–

Palestra do Meio Ambiente
No pretérito dia 14 de maio, os discentes das turmas A, B, C e D do 12º ano, assistiram a uma palestra, dinamizada pelas docentes de Biologia e Química, subordinada ao tema: Controlo da poluição das águas… quando as bactérias dão uma “ajudinha”!
A ilustre palestrante foi a professora doutora Isabel Nunes do Departamento de Ambiente da Universidade de Aveiro. Esteve ainda presente uma aluna sua, Ana Rita Silva, que frequenta o terceiro ano do Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente.
Os principais objetivos da palestra prenderam-se com a sensibilização para a preservação e recuperação do meio ambiente e promoção da sustentabilidade.
Durante a primeira parte, a docente abordou as temáticas: uso das águas e produção das águas residuais, as etapas do tratamento das águas residuais e ainda o tratamento de lamas. Durante a segunda parte referiu-se aos objetivos e saídas profissionais do Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente, que pretende formar técnicos superiores capazes de intervir na prevenção e resolução de problemas e disfunções ambientais complexos, fazendo a integração de matérias multidisciplinares e transversais, associando as dimensões ecológica, social, económica e cultural à implementação de sistemas tecnológicos. De seguida, a sua aluna de mestrado, pronunciou-se acerca do funcionamento e dinâmica do curso, salientando que o curso está a corresponder totalmente às suas expectativas.
Para os alunos que frequentam Biologia, o meio ambiente constitui a última unidade de estudo, tendo sido proposto a realização de trabalhos de grupo. Deste modo, a palestra revelou-se bastante enriquecedora, servindo de motivação para a abordagem destes assuntos em contexto de sala de aula. Constituiu, também, uma mais valia para todos os participantes, pois cada vez mais a sociedade pensa no meio ambiente preocupando-se com os impactos negativos causados por todos nós, seus habitantes. É uma preocupação mais do que necessária para o futuro da humanidade…
O Planeta Terra é a casa da Humanidade e temos de ser realistas e formar cidadãos mais conscientes e responsáveis, pois tão cedo não teremos outra para VIVER!!
São momentos como este que proporcionam práticas letivas mais motivadoras e construtoras de uma sociedade mais humana!
Para finalizar, junto ao bar da escola, decorreu um agradável lanche para fortalecer a tarde de trabalho que já ia longa e promover o convívio entre os participantes.
Responsáveis: Lídia Godinho e Mª Fátima Teixeira

Visita de estudo realizada à Serra de Aire e Candeeiros (Grutas da Moeda e Pedreira do Galinha – Pegadas dos Dinossáurios)
No pretérito dia 20 de abril, todas as turmas do 7ºano, realizaram uma visita de estudo, dinamizada pelo Departamento de Ciências Experimentais, no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais e Físico-Química, ao Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros – Pegadas de dinossáurios (Pedreira do Galinha) e Grutas da Moeda.
Durante a manhã as turmas A e B visitaram as Grutas da Moeda e as restantes as Pegadas de Dinossáurios. À hora de almoço, sob a forma de pic-nic convívio, decorreu com todos os envolvidos no parque da Pedreira do Galinha.
A visita de estudo decorreu de acordo com o planeado e os objetivos, previamente definidos, foram totalmente alcançados, a destacar o contacto com a Geologia (rochas cársicas – calcário e minerais – calcite), a Paleontologia (icnofósseis – pegadas de Saurópodes) e perceber melhor o modo de formação das grutas (estalactites, estalagmites, colunas, bandeira/cortina, formações semelhantes a brócolos e couve-flor e algares).
Os discentes revelaram no decorrer da visita curiosidade científica e motivação pelos assuntos abordados, regressando com os conhecimentos mais consolidados e com as relações interpessoais fortalecidas, após uma experiência que certamente irão recordar no futuro.
Responsáveis: Lídia Godinho e Sónia Rodrigues

O Planeta Branco
No dia 23 de março de 2018, pelas 15h, no Auditório do Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior, a turma do 6.ºA apresentou a dramatização de um excerto da obra “O Planeta Branco”, de Miguel Sousa Tavares, encenada pela docente Patrícia Ferreira, no âmbito da Literacia da Leitura.
A esta apresentação assistiram alguns encarregados de educação e familiares dos alunos envolvidos e, ainda, alguns docentes do conselho de turma.
Esta atividade foi realizada em parceria com os docentes e alunos dos cursos de Fotografia e Multimédia.

Visita de estudo a Serralves
No dia 11 de abril os alunos das turmas do 10º ano de prosseguimento de estudos foram em visita de estudo à cidade do Porto. Esta atividade foi programada no âmbito da lecionação dos conteúdos da disciplina de Filosofia. Na parte de manhã os alunos e professores assistiram a uma sessão de julgamento no Tribunal da Relação do Porto. De tarde visitaram as exposições de Álvaro Lapa, de Dayana Lucas, Marisa Merz, ainda houve tempo para passearam nos jardins da Serralves.

À conversa com… Ana Luísa Amaral: 10 de abril

I Encontro Futsal Adaptado

Dia dos Afetos
O amor e a amizade abraçaram o Dia dos Afetos na Escola Básica e Secundária Oliveira Júnior.

Impressora de corte
No passado dia 2 de fevereiro, o grupo 240 dinamizou um seminário “Utilização de plotter de corte na educação” com a excelente colaboração do professor José Alberto Rodrigues que explicou as potencialidades e recursos desta máquina. Ficam dois exemplos ilustrativos do que podemos “criar”…

Justiça para tod@s
No âmbito do projeto: “Justiça para tod@s” decorreu nos dias 5 e 19 de janeiro sessões simuladas de julgamentos, no Tribunal Judicial da Comarca de Aveiro – Unidade Central de S. João da Madeira, presidida pela Dr.ª Juíza Susana Moura Pinto. Os casos levados a julgamento foram de tráfico de seres humanos. Os alunos desempenharam exemplarmente os papéis de arguidos, vítimas, advogados de acusação, de defesa, testemunhas… criando um enredo de tal modo que pareceu verídico. Obrigado a todos pela colaboração e excelente desempenho!Projeto: Justiça para tod@s levou os alunos das turmas D, F e G do 11º Ano ao Tribunal Judicial da Comarca de Aveiro – Unidade Central de S. João da Madeira

Biotecnologia/ Biodiversidade/ Ambiente
No dia 10 de janeiro de 2018, realizou-se, nos Paços da Cultura, uma Ação de Formação de Curta Duração, subordinada ao tema geral Biotecnologia/ Biodiversidade / Ambiente, dinamizada pelo Departamento de Ciências Experimentais do Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior, em parceria com o Grupo de Biologia do Agrupamento de Escolas João da Silva Correia. Os ilustres formadores foram dois professores da Universidade de Aveiro, o Doutor Luís Souto Miranda (professor de Genética) e a Mestre Rosa Pinho (professora de Botânica). Esteve ainda presente uma aluna de Mestrado, Rita Pina, orientada pelo professor Luís Souto Miranda. A ação foi dirigida aos discentes do 12º ano que frequentam as disciplinas de Biologia e Química e aos discentes do 11º e 12º anos que frequentam os Cursos Profissionais (Laboratorial de Química), bem como aos respetivos docentes de Departamento, de Grupo e acompanhantes das turmas.
Os principais objetivos da ação prenderam-se com a valorização da Ciência, bem como o papel do Investigador no seu avanço, a forma como os conhecimentos da engenharia genética podem melhorar a qualidade de vida dos seres humanos, como manipular a regulação dos genes e corrigir defeitos genéticos e compreender de que modo a biodiversidade poderá influenciar o equilíbrio do ambiente! Neste sentido, a ação foi dividida em duas partes, sendo na primeira abordado o tema “Aventuras no Universo da Genómica” e na segunda “A Importância da Biodiversidade/ das Plantas para o Homem!”Relativamente à primeira parte, os presentes ficaram a conhecer os estudos mais recentes ao nível do desenvolvimento da Genómica, como por exemplo: a Genómica comparativa, Farmacogenómica, Optogenética, Ensaio CRISPR- Cas9, Epigenética – Metilação do ADN, etc…). Esta sessão terminou com a intervenção da aluna de Mestrado, Rita Pina, que apresentou a sua investigação que consiste em estudos do Intervalo Pós-Morte (IPM), na área da Epigenética, utilizando como cobaias os peixes-zebra (Danio rerio), técnicas que têm como objetivo o desenvolvimento das Ciências Forenses.No que concerne à segunda parte, a Mestre Rosa Pinho, abordou a problemática da Biodiversidade, chamando a atenção para algumas espécies em vias de extinção, em particular na região de Aveiro, como é o caso do trevo de quatro folhas, e para os riscos associados à introdução de espécies invasoras, como é o caso dos chorões, da vespa asiática, do lagostim…!
Foi uma ação bastante enriquecedora para toda a comunidade escolar presente, nomeadamente para os discentes quer em termos pessoais, quer em termos académicos!

Comments are closed.