21 de Março – Dia Mundial da Poesia

A poesia saiu dos livros nesta quinta-feira, 21 de março, Dia Mundial da Poesia.

Além de poemas, a Primavera trouxe também flores e andorinhas. Foi esta a decoração escolhida pela nossa Biblioteca Escolar para celebrar o dia.

A exposição contou com a poesia escrita pelos alunos e outros poemas por eles escolhidos.

Tiveram igualmente a oportunidade para refletir sobre a magia e a profundidade que a poesia traz às nossas vidas, escrevendo e recitando poesia, individualmente e em grupo.

No final, todos foram de opinião que esta iniciativa proporcionou um agradável contacto com a poesia, contribuído para a motivação do seu estudo.

A data foi criada durante a 30ª Conferência Geral da UNESCO em 16 de Novembro de 1999 e tem por objetivo promover a livre criação de ideias através das palavras, da criatividade e da inovação.

A Equipa da Biblioteca

Encontro com Ana Paula Oliveira

Durante o mês de março a escritora Ana Paula Oliveira visitou as escolas do 1º ciclo do agrupamento para apresentar “A Vassoura que desvassourou”.

Estes encontros contaram com a presença de 256 alunos. 

Os alunos adoraram conhecer a autora e referiram que, de forma simples, aprenderam coisas importantes para quem quer evoluir no mundo da escrita.

A equipa da biblioteca

Oficinas Poéticas com Rita Sineiro

No âmbito da Poesia à Mesa, os alunos do quarto ano do Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior, participaram nas Oficinas Poéticas com Rita Sineiro.

Os alunos perceberam a importância interventiva da poesia e conheceram poemas  de alguns dos poetas de abril. Durante o encontro também foram desafiados a escrever para intervir nos problemas atuais da sociedade.

A equipa da biblioteca

Miúdos a Votos



A eleição dos livros preferidos dos alunos entre o 1º e o 12º anos decorreu no dia 12 de março. Trata-se de uma iniciativa que junta cidadania e leitura, dando voz aos alunos e aumentando a sua participação na vida da escola.

Os alunos são chamados a elegerem os livros que mais gostaram de ler, num projeto que lhes permite compreender e perceber para que serve e como se organiza um processo eleitoral.

A iniciativa segue as regras e procedimentos de umas eleições políticas: recenseamento, apresentação de candidaturas, campanha eleitoral, votação e escrutínio.

No 1º ciclo os alunos do 4º ano fizeram a Campanha Eleitoral pelos seus candidatos aos alunos do terceiro ano. Participaram na votação 163 alunos do 3 e 4º anos.

No 2º ciclo participaram 193 alunos, no 3º ciclo oa número de alunos votantes foi 333 e no secundário votaram 307 alunos.


Além de um exercício de cidadania e de liberdade para os alunos, ‘Miúdos a Votos’ propicia um momento único para os professores conhecerem os gostos de leitura dos seus alunos, para lá da sala de aula e dos cânones ditados pelo currículo.

E agora o momento mais aguardado… Os mais votados no Agrupamento Oliveira Júnior.

1º ciclo

1º Lugar – O Monstro das Cores de Anna Llenas com 37 votos

2º Lugar – Harry Potter e a Pedra Filosofal de J.K. Roowling com 35 votos

3º lugar – Bia e o Unicórnio de Dana Simpson com 30 votos

2º ciclo

1º Lugar – Avozinha Gangster de David Walliams com 88 votos

 2º Lugar – O Diário de Anne Frank de Anne Frank com 24 votos

3º Lugar – Harry Potter e a Câmara dos Segredos de J.K. Rowling com 22 votos

3º ciclo

1º Lugar – Avozinha Gangster de David Walliams com 51 votos

2º Lugar – Culpa Minha de Mercedes Ron com 29 votos

3º Lugar – Um de Nós Mente de Karen McManus com 29 votos

Secundário

1º Lugar – A Culpa é das Estrelas de John Green com 47 votos

2º Lugar – O Rapaz do Pijama às Riscas de John Boyne com 42 votos

3º Lugar – Isto Acaba Aqui de Collen Hoover com 39 votos

A Equipa da Biblioteca

“O Falar das Folhas”

Em pequena, a poeta Alice Neto de Sousa, ao contemplar a natureza, acreditava que “o barulho das folhas era o falar das folhas”. Hoje, procura através da poesia e da palavra dita “afiar a língua” para temas sociais emergentes, desde uma pedra parada na calçada até às prostitutas do metro Martim Moniz, sem esquecer os ismos e sismos que nos rodeiam. Inquieta por natureza, nas palavras e nas escolhas, gosta da liberdade de pensar e de sentir.

No âmbito do Festival Literário Poesia à Mesa e da celebração dos 50 anos do 25 de Abril, a nossa escola recebeu a poeta com o anfiteatro cheio de alunos de 9º, 10º, 11º e 12º anos curiosos pelo que se iria passar.

A poeta Alice Neto de Sousa procurou, através da poesia e da palavra, cativar todos os presentes e teve ainda tempo para uma conversa ao ritmo deste público jovem.

A Equipa da Biblioteca

Poema da Semana

Luísa Ducla Soares é uma das mais importantes escritoras portuguesas de literatura infanto-juvenil, em prosa e poesia. Publicou até agora 190 obras, algumas galardoadas e traduzidas. O humor, aliado à fantasia e ao non-sense, constitui uma das marcas distintivas da autora. Ao longo do seu percurso profissional colaborou com vários jornais e revistas, escreveu guiões para séries televisivas e foi tradutora.
Trabalhou 30 anos na Biblioteca Nacional, sendo responsável pela Área de Pesquisa e Informação Bibliográfica, onde desenvolveu trabalhos tendo em vista a história da literatura infantil em Portugal e a organização de diversas exposições e catálogos sobre o tema.

Concurso Concelhio e Interconcelhio de leitura

O Concurso Concelhio e Interconcelhio de Leitura 2024 (CONCIL) decorreu, na sua fase municipal, no dia 26 de fevereiro de 2024, na Biblioteca Municipal Renato Araújo.


Neste concurso tivemos alunos dos diferentes níveis de ensino a representar o Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior: do 1.º Ciclo (alunas do 4º ano) Francisca Clara dos Santos e Matilde dos Santos Oliveira, ambas da EB Ribeiros; do 2º ciclo (alunas do 5ºA e 6ºA ano, respetivamente) Marta Tavares e Maria Leonor Mota; do 3º Ciclo Letícia Ferreiora do 8ºE e Beatriz Bastos do 8º F; e do secundário tivemos o aluno Francisco Maria Costa da Silva da turma 12º B. Estes alunos frequentam o Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior.


Este ano, a propósito da celebração dos 50 anos do 25 de Abril, os livros lidos nesta segunda fase, foram: «Do Cinzente ao Azul Celeste», de Ana Paula Oliveira (1.º Ciclo); « O Romance do 25 de Abril» de João Pedro Mésseder (2.º Ciclo); «Vinte Cinco a Sete Vozes» de Alice Vieira (3.º Ciclo) e «Vinte e Zinco» de Mia Couto (Secundário).

Foram apuradas para a fase interconcelhia as alunas Matilde dos Santos Oliveira do 4º ano da EB Ribeiros e MartaTavares da turma A do 5º ano do Agrupamento Oliveira Júnior.

As professoras bibliotecárias

Maria Albina Valente e Carla Almeida