Dia Internacional do Livro Infantil 2024

No dia 2 de Abril, comemora-se em todo o mundo o nascimento de Hans Christian Andersen.​ A partir de 1967, este dia passou a ser designado por Dia Internacional do Livro Infantil, chamando a atenção para a importância da leitura e para o papel fundamental dos livros para a infância.

Este ano, o cartaz que assinala este dia é este.

Cartaz de Inês Viegas Oliveira, vencedora do Prémio Nacional de Ilustração em 2023, pelas ilustrações do livro O Duelo.

O cartaz transmite a ideia que tem sido subjacente a este dia ao longo dos anos: nos livros cabem todas as histórias e todas as personagens, que nos fazem sonhar e viajar.

Descobre mais acerca deste dia aqui.

A equipa da biblioteca

21 de Março – Dia Mundial da Poesia

A poesia saiu dos livros nesta quinta-feira, 21 de março, Dia Mundial da Poesia.

Além de poemas, a Primavera trouxe também flores e andorinhas. Foi esta a decoração escolhida pela nossa Biblioteca Escolar para celebrar o dia.

A exposição contou com a poesia escrita pelos alunos e outros poemas por eles escolhidos.

Tiveram igualmente a oportunidade para refletir sobre a magia e a profundidade que a poesia traz às nossas vidas, escrevendo e recitando poesia, individualmente e em grupo.

No final, todos foram de opinião que esta iniciativa proporcionou um agradável contacto com a poesia, contribuído para a motivação do seu estudo.

A data foi criada durante a 30ª Conferência Geral da UNESCO em 16 de Novembro de 1999 e tem por objetivo promover a livre criação de ideias através das palavras, da criatividade e da inovação.

A Equipa da Biblioteca

Encontro com Ana Paula Oliveira

Durante o mês de março a escritora Ana Paula Oliveira visitou as escolas do 1º ciclo do agrupamento para apresentar “A Vassoura que desvassourou”.

Estes encontros contaram com a presença de 256 alunos. 

Os alunos adoraram conhecer a autora e referiram que, de forma simples, aprenderam coisas importantes para quem quer evoluir no mundo da escrita.

A equipa da biblioteca

Oficinas Poéticas com Rita Sineiro

No âmbito da Poesia à Mesa, os alunos do quarto ano do Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior, participaram nas Oficinas Poéticas com Rita Sineiro.

Os alunos perceberam a importância interventiva da poesia e conheceram poemas  de alguns dos poetas de abril. Durante o encontro também foram desafiados a escrever para intervir nos problemas atuais da sociedade.

A equipa da biblioteca

Miúdos a Votos



A eleição dos livros preferidos dos alunos entre o 1º e o 12º anos decorreu no dia 12 de março. Trata-se de uma iniciativa que junta cidadania e leitura, dando voz aos alunos e aumentando a sua participação na vida da escola.

Os alunos são chamados a elegerem os livros que mais gostaram de ler, num projeto que lhes permite compreender e perceber para que serve e como se organiza um processo eleitoral.

A iniciativa segue as regras e procedimentos de umas eleições políticas: recenseamento, apresentação de candidaturas, campanha eleitoral, votação e escrutínio.

No 1º ciclo os alunos do 4º ano fizeram a Campanha Eleitoral pelos seus candidatos aos alunos do terceiro ano. Participaram na votação 163 alunos do 3 e 4º anos.

No 2º ciclo participaram 193 alunos, no 3º ciclo oa número de alunos votantes foi 333 e no secundário votaram 307 alunos.


Além de um exercício de cidadania e de liberdade para os alunos, ‘Miúdos a Votos’ propicia um momento único para os professores conhecerem os gostos de leitura dos seus alunos, para lá da sala de aula e dos cânones ditados pelo currículo.

E agora o momento mais aguardado… Os mais votados no Agrupamento Oliveira Júnior.

1º ciclo

1º Lugar – O Monstro das Cores de Anna Llenas com 37 votos

2º Lugar – Harry Potter e a Pedra Filosofal de J.K. Roowling com 35 votos

3º lugar – Bia e o Unicórnio de Dana Simpson com 30 votos

2º ciclo

1º Lugar – Avozinha Gangster de David Walliams com 88 votos

 2º Lugar – O Diário de Anne Frank de Anne Frank com 24 votos

3º Lugar – Harry Potter e a Câmara dos Segredos de J.K. Rowling com 22 votos

3º ciclo

1º Lugar – Avozinha Gangster de David Walliams com 51 votos

2º Lugar – Culpa Minha de Mercedes Ron com 29 votos

3º Lugar – Um de Nós Mente de Karen McManus com 29 votos

Secundário

1º Lugar – A Culpa é das Estrelas de John Green com 47 votos

2º Lugar – O Rapaz do Pijama às Riscas de John Boyne com 42 votos

3º Lugar – Isto Acaba Aqui de Collen Hoover com 39 votos

A Equipa da Biblioteca