CONCURSO CONCELHIO MICROCONTOS DE ABRIL

Este concurso, promovido pela Rede de Bibliotecas de S. João da Madeira, destinava-se a todos os alunos, docentes e não docentes dos Agrupamentos de Escolas da cidade e decorreu até ao dia 1 de março de 2024, sendo uma forma de as bibliotecas comemorarem os 50 anos do 25 de abril.

Podes ler todos os contos aqui.

Dia Internacional do Livro Infantil 2024

No dia 2 de Abril, comemora-se em todo o mundo o nascimento de Hans Christian Andersen.​ A partir de 1967, este dia passou a ser designado por Dia Internacional do Livro Infantil, chamando a atenção para a importância da leitura e para o papel fundamental dos livros para a infância.

Este ano, o cartaz que assinala este dia é este.

Cartaz de Inês Viegas Oliveira, vencedora do Prémio Nacional de Ilustração em 2023, pelas ilustrações do livro O Duelo.

O cartaz transmite a ideia que tem sido subjacente a este dia ao longo dos anos: nos livros cabem todas as histórias e todas as personagens, que nos fazem sonhar e viajar.

Descobre mais acerca deste dia aqui.

A equipa da biblioteca

21 de Março – Dia Mundial da Poesia

A poesia saiu dos livros nesta quinta-feira, 21 de março, Dia Mundial da Poesia.

Além de poemas, a Primavera trouxe também flores e andorinhas. Foi esta a decoração escolhida pela nossa Biblioteca Escolar para celebrar o dia.

A exposição contou com a poesia escrita pelos alunos e outros poemas por eles escolhidos.

Tiveram igualmente a oportunidade para refletir sobre a magia e a profundidade que a poesia traz às nossas vidas, escrevendo e recitando poesia, individualmente e em grupo.

No final, todos foram de opinião que esta iniciativa proporcionou um agradável contacto com a poesia, contribuído para a motivação do seu estudo.

A data foi criada durante a 30ª Conferência Geral da UNESCO em 16 de Novembro de 1999 e tem por objetivo promover a livre criação de ideias através das palavras, da criatividade e da inovação.

A Equipa da Biblioteca

Encontro com Ana Paula Oliveira

Durante o mês de março a escritora Ana Paula Oliveira visitou as escolas do 1º ciclo do agrupamento para apresentar “A Vassoura que desvassourou”.

Estes encontros contaram com a presença de 256 alunos. 

Os alunos adoraram conhecer a autora e referiram que, de forma simples, aprenderam coisas importantes para quem quer evoluir no mundo da escrita.

A equipa da biblioteca

Oficinas Poéticas com Rita Sineiro

No âmbito da Poesia à Mesa, os alunos do quarto ano do Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior, participaram nas Oficinas Poéticas com Rita Sineiro.

Os alunos perceberam a importância interventiva da poesia e conheceram poemas  de alguns dos poetas de abril. Durante o encontro também foram desafiados a escrever para intervir nos problemas atuais da sociedade.

A equipa da biblioteca